21/09/2017
Acne Escoriada
Quem nunca espremeu uma espinha ou um cravinho na vida ? Todo mundo ja deve ter cometido este pequeno erro , inclusive eu !
Mas quem está sempre espremendo ou cutucando pequenas lesões pode ser que tenha uma tipo de acne chamada de acne escoriada.
A acne escoriada, muitas vezes, é difícil de ser assumida por quem tem e isto precisa ser muito bem avaliado e explicado pelo dermatologista.
É muito comum surgir em mulheres jovens com poucas lesões acnéicas, mas que mesmo assim , já é o sificiente par cutucá-las até machucar a pele.
O resultado da manipulação das lesões é cicatrizes , marcas e manchas . Isto acaba virando um ciclo viciosos porque a paciente volta a cutucar as lesões que estão quase cicatrizando, piorando a pele e aprofundando as marcas. É bom saber que espremer ou cutucar uma espinha não vai ajudar a melhorar mais rápido o quadro, pelo contrário, vai agravar e causar mais manchas escuras e mais cicatrizes e isto precisa ser levado em consideração e , também ,ser bem explicado pelo dermatologista ao paciente. É muito comum a piora das lesões nos períodos de maior estresse e ansidade . É importante ter consciência que cutucar a pele só vai piorar o aspecto . Então seria muito bom que o pacientte com acne escoriada tenha um acompanhamento psicológico se for diagnosticado um transtorno de ansiedade.
Os cuidados com a pele devem ser prescritos e acompanhados pelo dermatologista. Algumas vezes podem ser precritos medicações orais ou só tópicas. Dependendo do grau da escoriação pode até ter infecções de pele e, neste caso, o uso de antibióticos orais e tópicos podem ser necessarios.
Controlando a acne , agora é hora de tratar as marcas que ficaram . Para tratar as manchas escuras e cicatrizes podem ser necessário uso de cremes clareadores ,peeling ou laser ablativo e o microagulhamento. Que bom que existem muitos tipos de procedimentos que podem ser indicados dependendo do tipo de pele e das cicatrizes que ficaram. .