Conceito
A Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano – a pele, tendo em média 2 metros quadrados de área em um indivíduo adulto. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex: boca e genitais). São mais de 2000 mil agravos cutâneos descritos. As doenças cutâneas podem ser por causas inflamatórias, autoimunes, alérgicas, tumores cutâneos e infecciosas.
O dermatologista é o especialista capacitado a exercer o diagnóstico e tratamento das doenças de pele. No Brasil, a formação do especialista é feita mediante residência de Dermatologia nos serviços credenciados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD ).
A residência em Dermatologia certifica o médico como especialista junto ao Conselho Federal de Medicina. A Sociedade Brasileira de Dermatologia é responsável no Brasil pela a prova de Título de Especialista junto com a Associação Médica Brasileira (AMB). Só médicos que fizeram residência em Dermatologia e obtiveram o Título de Especialista em Dermatologia pela SBD e AMB que podem ser chamados de Dermatologistas. Além do diagnóstico e tratamento, cabe também ao dermatologista ajudar o paciente a entender a fisiologia da sua pele e os cuidados necessários para manter a sua integridade, saúde e beleza ao longo de sua vida.
A dermatologia no Brasil também tem exercido ações preventivas, principalmente ao câncer de pele e à Hanseníase. São realizadas campanhas anuais nos principais centros de estudos médicos do país afim de diagnosticar e conduzir ao tratamento pacientes com câncer de pele. Quanto a hanseníase, o médico dermatologista está apto a fazer o diagnóstico e indicar o tratamento. Várias pesquisas na área de hansenologia são realizadas no país afim de ajudar no diagnóstico precoce e na prevenção de novos casos.
O dermatologista também está capacitado a realizar procedimento cirúrgico de pequeno e médio porte, como retirada de nevos ou pintas, cistos cutâneos, tumores de pele, correções de cicatrizes, dentre outros. Também está capacitado a exercer a cosmiatria ou cuidados com a beleza e estética da pele através de prescrição de formulações e procedimentos como laser e outros.