29/09/2019
Terapia Regenerativa
Você já sabe ou já ouviu falar sobre a Terapia Regenerativa ?
Trata-se em uma nova modalidade terapêutica que usa o Plasma Rio em Plaquetas ( PRP) do próprio paciente para o fazer o tratamento de várias desordens da pele, incluíndo o envelhecimento cutâneo, queda de cabelo e cicatrização de feridas.
No sangue , além das células vermelhas e células brancas, também está presente as plaquetas e, dentro delas, existem os fatores de crescimento :
- PDGF e VEGF que estimulam o crescimento de novos vasos;
- FGF que estimulam a produção de colágeno;
- EGF que estimula a reprodução e crescimento celular.
Como é obtido o PRP?
Primeiro, coleta-se o sangue do paciente em frasco especializado para este tipo de coleta.
O material é centrifugado em um centrífuga com tempo e velocidade de rotação específico para terapia regenerativa em um sistema totalmente fechado, sem risco de contaminação para o coletor e para o paciente. No consultório , optamos pelos kits e pela centrífuga da Regenlab ( marca suiça), porque é um sistema de coleta e distribuição do PRP fechado e tem ANVISA para uso no Brasil.
Quais são as indicações da Terapia Regenerativa (PRP)?
Na Dermatologia , o PRP ou terapia regenerativa está indicada para o tratamento de : rugas , olheiras, perda de elasticidade e brilho da pele. Também está indicada para o tratamento de estrias e cicatrizes. Tem excelente indicação e com excelentes estudos no tratamento de queda de cabelos como a calvície e pós-transplante de cabelos. É indicada, também, para o tratamento de úlceras e feridas.
A Terapia Regenerativa ( PRP) é uma modalidade de tratamento nova e muito promissora e acreditamos que será um dos principais tratamentos preventivos do envelhecimento da pele.
Como é feito o tratamento ?
Avalia-se o paciente para determinar as indicações do tratamento.
O PRP pode ser aplicado com agulhas ou cânulas usando várias técnicas. Também pode ser aplicado após outros procedimentos, como o microagulhamento e o laser ablativos, para acelerar a cicatrização . Como procedimento injetável, é mais seguro que aplicações de preenchedores porque o risco de oclusão vascular é muito menor, porque estamos trabalhando com o próprio plasma do paciente.
Em geral, indica-se 3 sessões mensais para queda de cabelo e as sessões para rejuvenescimento da pele depende de cada paciente e da qualidade da pele.