Alopecia areata
A Alopecia areata é doença que causa queda de cabelo no couro cabeludo e também perda de pêlos corporais , como da área da barba, das sobrancelhas e das pernas. É bem aceito no meio acadêmico que seja uma doença autoimune e que fatores genéticos também teriam participação no surgimento da alopecia areta.
Quando os cabelo ou pêlos do corpo caem, há a formação das "peladas ". Estas lesões podem ser únicas ou várias e até mesmo podem comprometer todo o couro cabeludo. As vezes, pode-se observar associação entre alopecia areata e lesões nas unhas, como pequenas depressões nos leitos ungueais que são chamadas traquioníquias.
Em alguns pacientes, o quadro pode se resolver espontaneamente, mas quase sempre será necessário o tratamento para a repilação da placas de alopecia areata.
O tratamento pode ser pelo uso de substâncias tópicas como corticoide tópico, antralina e minoxidil. Em casos extensos, pode ser necessário o uso de corticoide sistêmico ou imunossupressores, como o metotrexate ou ciclosporina.