Micose das unhas
A micose das unhas ou onicomicose é uma afecção fúngica das unhas dos pés ou das mãos.
A onicomicose é caracterizada pela presença de descamação, manchas brancas, amareladas ou escuras na superfície das unhas; espessamento ungueal e esfarelamento das unhas. Também pode aparecer cheiro desagradável pela contaminação da unha pelo fungo. Algumas pessoas com onicomicose podem se queixar de dor no local . A micose das unhas pode se iniciar na borda, nas cutículas ou na lâmina ungueal .
Acomete, principalmente, adultos e idosos, embora possa ocorrer até em crianças. Pessoas que usam frequentemente sapatos fechados, por várias horas durante o dia e, também, aquelas que estão com contato constante com piscinas ou ambientes umedecidos de academias e clubes são as mais atingidas pela doença.
O tratamento para casos leves e inicias pode ser pelo uso de tópicos antifúngicos e, de preferência, esmaltes anti-fúngicos que têm melhor penetração na unha. Casos mais complicados, devem ser tratados com antimicóticos sistêmicos, por via oral .
Atualmente, é possível o uso do laser, Nd: Yag 1064, para o tratamento da onicomicose. Seja como tratamento coadjuvante ou como tratamento associado a tópicos Está indicado para pacientes que não podem, por motivos de saúde ou idade avançada, usar tratamento sistêmico. Também pode ser indicado para aqueles pacientes que não desejam suspender a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento da onicomicose.
A onicomicose pode ser prevenida no dia a dia pelos cuidados com a limpeza e higiene da pele e unhas. Após os banhos, deve-se secar muito bem os pés . No dia a dia, não ficar muitas horas com sapatos fechados, retirar durante o dia para fazer pausa. Ao frequentar piscinas , usar sandálias ou chinelos individuais. E ao fazer as unhas, sempre usar lixas descartáveis e material de manicure e pedicure esterelizados e toalhas limpas ou descatáveis.