Queratoses Seborreicas
Queratoses Seborréicas são lesões típicas do envelhecimento cutâneo e acometem, principalmente, pessoas com mais de 40 anos.
Podem surgir em qualquer parte da pele, exceto na pele das palmas das mãos e das plantas dos pés. Também pode surgir no couro cabeludo .
As queratose seborréicas podem se apresentar do vários tamanhos. Desde lesões muito pequenas de pouco milímetros até lesões maiores que 5 cm . Também estar isoladas ou em um grupo de lesões na mesma região da pele. A cor também pode variar nas queratoses seborreicas, desde um tom acastanhado bem clarinho até lesões bem escuras e enegrecidas.
A superfície destas lesões pode ser bem áspera , aveludadas, graxentas e verrucosas. Como a queratose seborreica é uma lesão muito superficial , pode ter despredimento espontâneo de parte da lesão .
Algumas lesões podem se inflamar e neste caso chamamos de queratoses seborreicas irritadas e merecem atendimento clínico.
O tratamento das queratoses seborreicas e feito, principalmente, através da curetagem e eletrocoagulação . Como são lesões muito superficiais, podem ser retiradas com resultado estético muito bons .
Também é possivel tratá-las com aplicação de ácidos visando uma cauterização química e outra opção seria o laser de CO2 .
Existem algumas variantes da queratoses seborreicas como :
Dermatose papulosa nigricans, que são caracterizadas por pequenas lesões papulares enegrecidas localizadas no pescoço e na face;
Estucoqueratose : que são lesões de superfície áspera , de tons claros localizadas nas pernas e pés.
Existem queratoses seborréicas tão escuras que podem imitar clinicamente melanoma, mas que podem ser diferencidas pela dermatoscopia.
O dermatologista está apto a reconhecer as queratoses seborréicas e tratá-las da melhor forma.