Rosácea
Rosácea é uma doença inflamatória da pele muito comum e que geralmente acomete a face. É mais comum em pessoas de pele mais clara, mas pode atingir pessoas com peles mais pigmentadas. É mais comum nas mulheres, mas os homens, também, podem ter Rosácea. Tem o pico incidênica na faixa etária de 30 a 40 anos, mas é, também, observada em crianças e jovens.
Em geral, a Rosácea começa apenas com crises de rubor facial, principalmente nas regiões mais centrais da face. Este quadro vai se intensificando e pode se tornar um eritema (vermelhidão ) facial persistente. É comum nesta fase, o aparecimento de vasinhos ou telangiectasias. A doença pode progredir e, em algumas pessoas, as lesões papulosas ou pustulosas semelhantes a acne, podem surgir.
A pele do nariz pode se espessar e causar hipertrofia cutânea. Este quadro, chamado Rinofima, costumar comprometer mais os homens. Também, é possivel observar o espessamento da pele de outras regiões da face como o queixo e laterais do nariz.
A causa da Rosácea não esta ainda totalmete definida, mas tem sido entendida como multifatorial e desencadeadas por disfunção dos vasos sanguíneos da pele; alteração da função de barreira cutâena; e por uma reposta imune inata aumentada . Também tem sido apontado como desencadeador da Rosácea a presença do Ácaro Demodex folliculorum associado a bactéria Bacillus oleronius .
Outros fatores que podem desencadear a rosácea e piorar o seu quadro seria:
- Exposição a altas temperaturas ambientais;
-Exposição ao frio e ventos fortes;
-Esposição solar frequente;
-Alimentos picantes e condimentos
-Bebidas alcóolicas como vinho;
- Uso tópico de corticóides
Como o quadro clínica da Rosácea é variável , é, então, dividido em subtipos. Esta classificação é extremamente importante para que a pessoa entenda o seu problema cutâneo e, também, ajuda muito o dermatologista a selecionar a melhor opção de tratamento para a Rosácea.
Rosácea Subtipo 1 ou eritemato-telangiectásica: Presença rubor facial transitório ou persitente; presença de telangiectasias ou vasinhos e sensação de pinicação ou ferroadas na pele.
Rosácea Subtipo2 ou pápulo-pústulosa : Presença de pápulas e pústulas semelhantes a acne, além do vermelhidão facial.
Rosácea Subtipo 3 ou fimatosa : Espessamento da pele que apresenta uma superfície irregular. Pode acometer a pele do nariz , do queixo, testa e regiões das bochechas.
Rosácea Subtipo 4 ou ocular: Cerca de 50% das pessoas acometidas pela rosácea podem ter este subtipo e queixam-se de olhos avermelhas, coceiras e sensação de corpo estranho nos olhos.
O tratamento da Rosácea vai depender do subtipo, mas sempre serão recomendados uso de filtro solares de acordo com o tipo de peles, sabonete suaves e fórmulações tópicas com ação calmante. É importante, também, evitar os fatores desencadeantes já mencionados.
No caso da Rosácea eritemato-telangiectásica, o tratamento com IPL Etherea mx , que é uma Luz intensiva Pulsada, é indicado para o tratamento dos vasinhos, telangiectasias e para melhora do eritema. O tratamento é feito em sessões mensais, 3 a 5 sessões.
Quando o paciente tem o subtipo 2 ou pápulo-pustuloso, inicialmente poderá ser prescrito antibióticos da família das tetraciclinas. Além de outras medidas que dependerá de cada caso. Os outros subtipos também terão tratamentos bem específicos e a consulta médica será muito importante para definir quais medidas deverão ser tomadas para o tratamento e controle da Rosácea.