Vitiligo
Vitiligo é o aparecimento de manchas sem pigmento na pele. Podem aparecer em qualquer local do tegumento e até comprometer os pelose os cabelos. Não causam dor e nem prurido. Contudo, em muitos pacientes é motivo de constrangimento e baixa auto estima, afetando inclusive a saúde emocional .
A causa exata do vitiligo ainda não está esclarecida. Existem várias hipóteses para explicar o aparecimento das manchas, mas nenhuma definida. É possível que se trate de uma doença autoimune e também um comprometimento nos melanócitos, células que dão cor a pele.
O vitiligo pode ser localizado, como uma mancha isolada também chamado de vitiligo segmentar. E também pode haver o aparecimento de várias lesões no corpo, o vitiligo vulgar ou generalizado. Nestes pacientes, é comum ter o aparecimento e crescimento de várias lesões, em surtos, seguido por períodos de acalmia.
Existem várias formas de tratar o vitiligo. Lesões localizadas podem ser tratadas com medicamentos tópicos, tais como os psoralenos, aplicação de luz ultravioleta e laser específico para vitiligo. Também pode ser realizado tratamentos cirúrgicos para o vitiligo, como o transplante . Retira-se pele normal de uma área doadora e coloca-se na mancha de vitiligo . A ideia é levar melanócitos para a região e assim tentar a repigmentação.
Vitiligo vulgar pode ser tratado com medicação sistêmica ou sessões de fototerapia.
Alguns pacientes podem se beneficiar da ingestão de vitaminas, como a vitamina C, o ácido fólico, a vitamina B 12 e, para os casos com evolução rápida e progressiva, corticoides podem ser prescritos. Sempre com orientação e seguimento do médico dermatologista.
Para muitos pacientes , o acompanhamento psicológico ajudará muito o tratamento da pele.