Sculptra facial
O Sculptra ou ácido-l-polilático é um potente estimulador do colágeno . É uma substância indicada para tratamento do rejuvenescimento facial, tanto como preventivo do envelhecimento facial , quanto como opção de tratamento .
É importante entender que com o avançar da idade, os sinais de envelhecimento facial vão se intalando . A pele fica mais flácida e com tendência a rugas e sulcos. Existe também uma modificação das camadas de gordura da face ou do tecido subcutâneo . Na região das bochechas ou região malar , pode-se observar um aplainamento ou até mesmo um aprofundamento das bochechas. Algumas pessoas tem diminuição dos coxins gordurosos das laterais da face e da testa. O Sculptra ajuda a reestruturar estas alterações do envelhecimento facial porque promove um grande aumento de produção de colágeno. Este novo colágeno formado ajuda a densificar as camadas do subcutâneo da pele e isto favoreve a melhora estética da face.
No processo de envelhecimento da face, também existe a diminuição da densidade óssea. O esqueleto ajuda a fixar as estruturas da face e mantê-las em harmonia. A diminuição e absorção óssea acaba permitindo o deslizamento das estruturas faciais. Desta forma, de acordo com exames da face do paciente, também, pode-se escolher pontos que ajudam a densificar as estuturas ósseas e melhorar a sustentação facial.
O tratamento do Sculptra é feito em sessões que podem variar de 2 a 4 sessões. Normalmente, o número de sessões se baseia na idade da paciente e no grau de flacidez e perda óssea. As sessões são a cada 30 a 40 dias . Pacientes mais jovens necessitarão de um menor número de sessões. O procedimento é realizado com anestesia tópica. As aplicações são feitas com cânulas e/ou agulhas e isto vai depender do local da aplicação.
Os resultados são perceptíveis com cerca de 40 dias e vão se intensificando com o número de aplicações.